porque é importante
higienizar meus bebedouros?
De acordo com a portaria 1469/00 Padrão de potabilidade, do Ministério da Saúde, é fundamental que a água potável ingerida pela população seja livre de coliformes fecais e totais.
Mesmo que não consigamos enxergar os microrganismos, bactérias, protozoários e vírus a olho nu, sabemos que um bebedouro não higienizado corretamente pode contaminar a água.
A limpeza periódica do bebedouro, apesar de importante, não basta para manter o equipamento sempre limpo e em perfeito estado.
De seis em seis meses é necessário fazer a higienização completa, a fim de evitar, principalmente, o acúmulo de micro-organismos no aparelho.
Veja algumas das
ações que podem ser
feitas na manutenção:
- Limpeza e esterilização completa do equipamento;
- Desmontagem das torneiras para limpeza;
- Ajustes, substituição ou limpeza de filtros;
- Lubrificação, manutenção preventiva e verificação da necessidade de troca de peças, tais como placas, compressores, protetores térmicos, mangueiras, termostatos e torneiras;
As empresas precisam se certificar de que não há, nos bebedouros, acúmulo de água parada, limo, etc.
Os cuidados com a higiene de bebedouros são fundamentais para evitar que doenças se proliferem através da água contaminada pela sujeira e limo que podem estar presentes no equipamento sujo e sem manutenção adequada.
A limpeza deve ser realizada com produtos adequados e por profissionais capacitados, garantindo a desinfecção completa do equipamento e a eliminação de qualquer risco de contaminação.
para que serve o filtro?
o que é e quais tipos existem
O filtro em um bebedouro serve para purificar a água, removendo impurezas, sedimentos e reduzindo a presença de cloro, sabores e odores desagradáveis. O filtro pode ser composto por diferentes materiais, filtração pode gerar alguns como carvão ativado, polipropileno, celulose, entre outros, dependendo do modelo e do fabricante. O carvão ativado, por exemplo, é um material com grande capacidade de absorção de impurezas e substancias orgânicas, enquanto o polipropileno é eficiente na retenção de partículas sólidas, como areia e sedimentos. Já a celulose é um material utilizado em filtros de alta precisão, capaz de remover até mesmo micropartículas de água.
Caso não passem pela higienização regular, esses
bebedouros poderão sofrer algumas alterações:
água com
gosto e odor desagradáveL;
proliferação de bactérias e fungos na estrutura;
entupimento do bebedouro;
problemas no sistema de regulagem da temperatura da água;
Cada tipo de equipamento (Purificadores, bebedouros de pressão, garrafão, industriais) requerem procedimentos diferentes de higienização e a AGJ Bebedouros possui profissionais devidamente treinados e qualificados para realizarem cada um destes processos, portanto não deixe de agendar a higienização do seu aparelho com um de nossos profissionais
FALE CONOSCO
nossa equipe está pronta para atender você!
